Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/handle/123456789/1811
Título: O prospecto de Vila Boa de Goiás
Autor(es): Freitas, Lena Castello B. F. de
Palavras-chave: Goiás (GO), história, séc. XVIII
Data do documento: 1995
Editor: Brasília : Câmara Legislativa do Distrito Federal
Citação: Freitas, Lena Castello B. F. de. O prospecto de Vila Boa de Goiás. DF letras: suplemento cultural do Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, v. 1, n. 13, p. 13-17, mar. 1995.
Resumo: "Vila Boa - atual cidade de Goiás - situa-se a 16 graus e 10 minutos de latitude Sul e um pouco a Oeste do histórico meridiano de Tordesilhas. Localizada, portanto, em terras que pertenciam à Espanha, Vila Boa seria marco da presença portuguesa junto aos ricos filões, descobertos pelos bandeirantes paulistas em território goiano, na terceira década do século XVIII, quando as minas das Gerais começavam a dar os primeiros sinais de exaustão. Mais para o Oeste, em direção ao lendário Peru, a Coroa Portuguesa plantaria a Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e, como sentinela avançada, Vila Bela, primeira capital de Mato Grosso. Entre esses núcleos urbanos interpunham-se espaços continentais, a serem medidos por dias infindáveis de jomada."
URI: http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/handle/123456789/1811
Aparece nas coleções:DF Letras : a revista cultural de Brasília
Livros, periódicos e outros recursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O prospecto de Vila Boa de Goias -LENA CASTELLO B.F. DE FREITAS.pdf2.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.