Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/handle/123456789/718
Título: Os grupos de pressão da educação e a lei de gestão democrática
Autor(es): Silva, Maria Abádia da
Vasconcelos, Nelson Adriano Ferreira de
Palavras-chave: Políticas públicas, educação, Distrito Federal (DF).
Política educacional, Distrito Federal (DF).
Grupo de pressão, Distrito Federal (DF).
Lobby, Distrito Federal (DF).
Data do documento: 2013
Editor: Brasília
Resumo: "[...] investigação que teve como objeto a participação de grupos de pressão no processo legislativo que culminou na promulgação da Lei nº. 4.751 de 7 de fevereiro de 2012, que dispõe sobre o Sistema de Ensino e a gestão democrática do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal. Propôs-se a, como objetivo geral, analisar a participação de grupos de pressão e suas relações na tramitação do Projeto de Lei de gestão democrática do Sistema de Ensino Público do DF (PL 588/2011), e suas possíveis determinações na redação final da Lei, compreendida como política pública de gestão da educação básica no DF. Esta investigação filia-se à tradição marxista, tendo a dialética materialista como método, e a análise crítica do discurso como procedimento de análise dos discursos proferidos por parlamentares, sindicatos e associações de professores, diretores, estudantes e pais em três audiências públicas realizadas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2011 que tiveram como temática a gestão democrática do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal."
Descrição: Dissertação apresentada como requisito para a obtenção do título de Mestre, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação sob orientação da Profa. Dra. Maria Abádia da Silva.
URI: http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/handle/123456789/718
Aparece nas coleções:Publicações acadêmicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os grupos de pressão da educação e a lei de gestão democrática.pdf3.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.