Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/handle/123456789/831
Título: As medidas interventivas de dignificação do preso no cumprimento de penas em situações degradantes em razão da força da decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos
Autor(es): Santos, Sandra Alves dos.
Palavras-chave: Brasil. Superior Tribunal de Justiça.
Corte Interamericana de Direitos Humanos
Execução penal, Brasil.
Direitos do preso, violação, Brasil.
Violação dos direitos humanos, Brasil.
Princípio da dignidade da pessoa humana, Brasil.
Data do documento: 2021
Editor: Brasília
Resumo: Tem como objetivo explanar os fundamentos da decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça brasileiro2 após determinação da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para computar em dobro todo o período em que presos do Complexo Penitenciário de Bangu, estado do Rio de Janeiro cumpriram pena em situações degradantes. Trata-se da proteção integral dos direitos humanos desses presos que cumpriram e ainda cumprem penas em situações desumanas e degradantes. Será abordada a análise de caso entre Osmar Oliveira de Souza (preso) v República Federativa do Brasil, processo judicial e internacional que ganhou destaque na luta pelo respeito aos direitos fundamentais já agasalhados pela Constituição Federal de 1988.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Legale, como um dos pré-requisitos para obtenção de grau na Pós-Graduação em Direito Público.
URI: http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/handle/123456789/831
Aparece nas coleções:Publicações acadêmicas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.